Lifestyle é mais do que adotar um conjunto de hábitos. É abraçar valores e, em geral, voltados para uma vida saudável, em harmonia com a natureza. E para muitos amantes das ondas, o surf não é apenas um esporte, mas um estilo de vida perfeito para quem decide dropar este caminho.
Também conhecido pela expressão gringa lifestyle, estilo de vida é o conjunto de atitudes, valores, preferências e hábitos associados a uma pessoa ou a um grupo. É como uma filosofia, saca? E o surf tem tudo a ver com isso.
Em português ou em inglês, esta escolha está cada vez mais ligada a procurar uma vida mais saudável e à preservação do ambiente. É transformar a sua vida com pequenas ações no seu dia a dia.
Já falamos um pouco sobre a história do surf aqui. O surf te conecta com a natureza e exige o bom cuidado com o corpo, incentivando o praticante a manter disciplina, treinar, comer de forma mais adequada e por aí vai. Além de a atividade em si clarear a mente e o pensamento, o surfista também tende a ter mais atitudes em defesa da preservação ambiental (?). Afinal, o mar, também é nosso habitat, precisa ser protegido.
A forma como consumimos, incluindo nossos hábitos e hobbies, está diretamente relacionada com o estilo de vida, é claro. Mas o lifestyle escolhido também reflete o grupo do qual fazermos parte ou que desejamos fazer parte.
A roupa que você decide usar, o carro que você decide ter (e também a decisão de não ter veículo de transporte individual), os restaurentes que escolhe frequentar. – assim como os valores dessas marcas, são outras importantes formas de expressar o seu estilo de vida. Elas precisam estar conectadas com o seu modo de vidae funcionam como uma ponta para comunicar essas escolhas.
O principal objetivo de um estilo de vida, para a maioria das pessoas, é viver bem. a famosa busca por qualidade de vida. E que melhor maneira de ter qualidade de vida do que estar sempre atrás das melhores ondas e se preparando de maneira saudável para dropar o próximo swell?
Na parte física, os benefícios do surf são muito parecidos com os da natação, como melhora no sistema cardiovascular e aumento da resistência. Claro, pegar ondas tonifica o corpo e queima calorias.
Mas o surf também estimula o desenvolvimento da atividade cerebral, trazendo ganhos incríveis para a saúde mental. O contato com a natureza reduz o estresse. O surf pode até ser usado em processos de reabilitação ou mesmo para uma reconexão com você mesmo.
Esteja você buscando uma pausa ativa do dia a dia corrido, ou realmente em busca de fazer diferença, o surf pode ser a resposta e uma excelente opção de estilo de vida. Nós curtimos pacas!