O nosso litoral é gigante, com mais de 7.000 km de extensão. Ou seja, não faltam picos irados para pegar onda. Nós, da Nômak, somos fissurados nas praias brasucas e pensamos aqui nos melhores points para uma surftrip pra lá de maneira, levando em conta os tipos de ondas de cada lugar — viajar para pegar onda é nossa paixão e tem tudo a ver com nossa filosofia e estilo de vida [link para o texto Nômak é para quem tem estilo de vida livre].
Cacimba do Padre, Fernando de Noronha – PE
A posição geográfica privilegiada garante que o arquipélago tenha ondas perfeitas. A Cacimba do Padre é irada: lota de surfistas amadores e profissionais no verão. Bonita pra caramba é uma praia com natureza preservada. Mas se liga: o mar é perigoso por lá, com ondas tubulares que chegam a até cinco metros.
O litoral norte de São Paulo tá lotado de praia linda e é perfeito para uma surftrip. A de Maresias é o point local do surf. Seja esperto e evite os fins de semana de verão se quiser detonar nos tubos rápidos para a direita, típicos desse pico.
É nesse pico que ficam as ondas mais altas de todo o estado do Rio, que chegam a 3 metros por lá. E aí, se convenceu? Mas fique esperto, iniciante: essas ondas não estão para brincadeira, não, o mar é bravo e exige rapidez nas manobras.
Essa praia de águas transparentes e agitadas é ideal para surfistas de nível intermediário e avançado. Como fica infestada de turistas no verão, não vacile: programe-se para conhecê-la na baixa temporada.
Santa Catarina tem onda quase o ano inteiro. A Joaquina, que fica a cerca de 15 km do centro de Floripa, fez fama nos anos 1970 com suas ondas grandonas e permanece top até hoje — é por lá que rolam vários campeonatos de surf, tanto etapas nacionais quanto internacionais.
Bote essa praia nos seus lugares de sonho para surfar no Brasil. As ondas mais fortes quebram na primavera e no outono, mas não seja vacilão: tem que ter nível pelo menos intermediário para pegar onda lá.
Mike Tyson. É como a região do meio da Silveira é chamada. Já dá para imaginar, né? Aqui, você pega ondas forte e tubulares, que quebram numa bancada rasa com fundo de areia. É um point de padrão internacional e perfeito para uma surftrip que passe pelo Sul do país.
A praia de Maracaípe é um dos melhores picos de surf de Pernambuco. As melhores ondas quebram no meio da praia, mas existem outras valas espalhadas por toda a extensão.
Praia mais procurada para o surf em Ilha Grande. É casa de muitos campeonatos; a extremidade direita conta com as maiores ondas.
Guarda as melhores ondas da Bahia. Conta com cinco picos principais com fundo de coral e um com fundo de areia.
Imbituba é irada, só praia linda! A do Rosa é ponto de encontro para os surfistas, que aproveitam muito suas águas incrivelmente azuis.
Praia dividida entre surfistas e turistas, é um beach break com ondas quebrando para os dois lados; funciona bem também com swell de Sudeste.
E aí? Ficou tentado a partir para uma surftrip pelo Brasil? Então abra um mapa, veja quais praias ficam mais próximas e explore o nosso litoral, o melhor do mundo para surfar e curtir.