Moda Sustentável

out 28, 2020

Moda sustentável: por que a gente precisa entrar nesta onda…

Nas atividades mais corriqueiras a gente se dá conta de que a produção de lixo não para de aumentar e causa graves danos ao planeta. Já entrou no mar e sentiu um saco plástico grudar na sua perna? Dá um bode enorme…A parada é que um dos caminhos para a gente dar conta dessa produção absurda de lixo (além do bom senso dos caras de fazer o descarte em lugares apropriados, claro…)é a reciclagem. Ou seja, vamos aproveitar resíduos para fazer novos produtos.O setor têxtil é um dos que mais avança nesse sentido. Você já ouviu falar de moda sustentável? Então se liga aí…

Apesar de 30% do lixo produzido no mundo ter potencial para reciclagem, apenas 3% é realmente reciclado. É, brother…a gente precisa reciclar mais. Segundo cientistas, 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos todos anos. Nas praias do surf nosso de cada dia, 95% do lixo encontrado é plástico.

Neste cenário, toda empresa que se preocupa com seu cliente e com o meio ambiente deve adotar um modelo de negócio sustentável. Comece a pensar nisso na hora que for fazer escolhas simples, como comprar uma camiseta!

A indústria da moda tem buscado incorporar avanços tecnológicos para reduzir os impactos de sua produção no ambiente, reduzindo níveis de poluição e eliminando condições insalubres de trabalho relacionados ao modelo fast fashion.

O conceito de moda sustentável envolve a produção de tecidos de forma mais consciente e ecológica, usando material reciclado na fabricação, especialmente o plástico. Já pensou se em vez de quase fazer você perder o equilíbrio na areia antes de entrar no mar, aquela garrafa vazia de refrigerante pudesse virar uma bermuda irada? É disso que se trata!

A reciclagem de garrafas PET é uma das tendências que vem se consolidando na moda sustentável. Então não é nada de outro mundo. Afinal, é natural que o tecido feito a partir do poliéster reciclado torne-se cada vez mais presente porque é apenas um tecido de poliéster tradicional, mas feito com material reciclado.

O processo de transformação é simples e de baixo custo. As embalagens são fundidas a 300 graus para eliminar os resíduos sólidos, como pedras e metais. O material passa por um processo de granulagem e vira pequenos flocos, que são novamente aquecidos até se tornarem uma pasta, a partir da qual uma máquina tece pequenos fios.

A moda sustentável também tem se provado eficiente. A malha feita a partir de garrafas PET recicladas mantém a resistência do poliéster tradicional, sem perder conforto. O tecido permite a transpiração e pode ser até 20% mais leve que o algodão.

Propondo um estilo de vida livre e sustentável, a Nômak, que traz em seu DNA a preocupação com a preservação ambiental, é uma entusiasta da moda sustentável. Mais peças de roupas feitas a partir do plástico e menos plástico no mar!

 

 

 

Voltar