Todo surfista e amante de esportes radicais que vive no Brasil, sabe o privilégio que é morar num país com tanta abundância de água e natureza. Afinal, na primeira folguinha que surge, nada melhor do que cair na água e curtir a vida ao ar livre, não é mesmo? E tem coisa que combina mais com calor, água e natureza do que os esportes com pranchas? E a gente não tá falando só de surf, não! Até porque as pranchas invadiram a praia de muitos outros esportes aquáticos que, assim como o surf, também exigem muito equilíbrio e coordenação motora e o melhor, são uma delícia de praticar e de quebra, fazem um bem danado pra saúde, garantindo qualidade de vida. Apesar de tantas semelhanças entre eles, cada um possui suas próprias características e até mesmo tipos específicos de prancha. Ficou curioso? Vem conhecer mais sobre os esportes com pranchas e bora experimentar e se aventurar com eles!
O Bodyboarding é muito simples de praticar e pode dar aquele primeiro gostinho pelos esportes com pranchas. Ele é praticado na superfície das ondas do mar, onde o surfista se mantém deitado em cima da prancha. No geral, a regra para escolher sua prancha é que ela chegue até a altura do seu umbigo. Para fazer a manobra em ondas grandes, aqui vai uma dica de ouro: escolha uma prancha com uma polegada mais curta!
Esse esporte com prancha todo mundo já ouviu falar e já virou um verdadeiro lifestyle. Tudo o que você precisa é de uma prancha, um remo e natureza – pode ser no mar, na piscina e até no rio. Agora, é só remar em pé em cima de um pranchão e você já está praticando o famoso SUP! Por aqui, o modelo de prancha inflável é o mais popular por ser leve e fácil de transportar. E para garantir a segurança nas águas mais profundas, nunca abra mão da cordinha na prancha, combinado?
O Kitesurf foi criado em 1985 por dois franceses, Bruno e Dominique Legaignoux. Com uma prancha e um kite (pipa), esse esporte conta com uma forcinha do vento para que, enquanto a pipa voa, o praticante deslize sobre a água. Animal!
Você sabia que as pranchas de longboard são réplicas modernas das primeiras pranchas de surf? Elas são ideais para ondas pequenas e médias, mas também podem ser usadas para ondas grandes pela galera mais profissa que curte um bom esporte com prancha.
Na prancha à vela, o negócio é planar sobre as águas com a ajuda da força do vento. Para isso, se utiliza uma prancha de surf com uma vela de dois a cinco metros de altura encaixada a ela. Show!
Além dessas cinco modalidades que citamos, ainda há muitas outras maneiras de curtir a natureza em cima de uma prancha. Mas pra começar, que tal escolher um desses esportes com pranchas para experimentar numa próxima? #PartiuAventura