Conexão entre o Surf e a Tatuagem

dez 07, 2020

Surf e tatuagem, um combo perfeito

Se tem uma coisa que surfista curte tanto quanto uma onda perfeita é uma boa tatuagem. Quer coisa melhor para demonstrar o fascínio com esse esporte do que carregar arte no corpo? Os surfistas Gabriel Medina, Filipinho e Ítalo que o digam, são verdadeiros adeptos do combo surf e tatuagem e vêm inspirando uma galera. Mas e aí, por que tanta gente curte carimbar a pele? Venha entender o porquê! 

A origem e os significados

O ato de desenhar símbolos e marcas na pele não é modinha de hoje, mas sim uma verdadeira prática milenar. Alguns registros afirmam que as primeiras tatuagens surgiram entre 4000 e 2000 a.C e foram encontradas nos corpos de nativos de países como Filipinas e Indonésia. Na época, elas eram usadas como símbolo de virilidade e respeito. Já no Brasil, muito antes da chegada dos portugueses, os índios já pintavam a pele com urucum e jenipapo. Ou seja, não é de hoje que a galera curte uma marca no corpo!! 

Surf e tatuagem

São muitos os motivos que levam alguém a se tatuar, mas, geralmente, tem a ver com os valores pessoais e a maneira como o indivíduo se percebe na tribo. Entre os surfistas, surf e tatuagem conectam-se como uma representação de estilo de vida. Isso porque as tattoos simbolizam a liberdade do esporte e inspiram ideais como honra, força e respeito. Mas, claro, sem querer generalizar, o significado é único e pessoal para cada um!

É muito comum que surfistas fechem uma parte do corpo com tatuagem e cada uma delas tem uma história, pode ser a representação de uma viagem inesquecível, de um campeonato, de uma onda desafiadora…as justificativas podem ser as mais variadas, assim como os desenhos utilizados. Alguns deles são muito comumente observados nos corpos da turma do surf. 

As boas e velhas tribais têm muuuita história pra contar e nos levam direto para uma viagem às raízes do surf, transmitindo a ideia de viver a paz que o mar transmite e toda a beleza de elementos maori e minimalistas.

Pin-ups, âncoras e outros símbolos relacionados à Marinha são alguns dos elementos presentes nas tatuagens no estilo old school, marcadas pelos traços grossos e cores de pigmentação intensa.

Já a tattoo de onda homenageia essa força da natureza, muito retratada em imagens de culturas diversas, como os samoanos, maoris e outros habitantes das ilhas do Pacífico. Dos contornos minimalistas do mar à grandiosidade da formação da onda, ela remete à escolha de lutar contra a corrente ou apenas confiar e deixar-se levar pelas águas. 

E aí, com qual estilo você mais se identifica e com certeza tatuaria na pele? Seja qual for, o importante é que a sua próxima tattoo represente os melhores momentos da sua vida e toda a sua paixão pelo surf e tatuagem! 

Voltar