Como se formam as ondas do mar

nov 30, 2020

Já parou para pensar como se formam as ondas do mar?

Somos suspeitíssimos para falar, mas poucas coisas são tão hipnotizantes, relaxantes e instigantes quanto sentar na areia e ficar observando o vai e vem do mar. Nesses momentos, você já deve ter se perguntado como se formam as ondas do mar. Se você também está curtindo o surf em família, pode ter certeza de que uma hora seus filhos vão fazer essa pergunta. O bom de ser um Nômak é que você não vai precisar inventar qualquer coisa ou desconversar para não passar vergonha. Pensamos nesse post para salvá-lo, cara!

Brincadeiras à parte, essa dúvida sempre vai surgir quando você estiver no meio da imensidão azul em cima da sua prancha vendo aquela onda irada se formar ou até fazendo uma caminhada suave à beira-mar. Meu…como a natureza pode ser tão perfeita? A parada é a seguinte: a onda que você dropa é formada longe da costa com o vento que sopra na superfície do mar, batendo na água e transferindo energia para ela, formando pequenas ondulações. Aí, conforme o vento continua soprando, essas ondulações crescem, aumentando tamanho, comprimento e velocidade.

De modo geral, quanto maior a intensidade do vento, maior será a onda. É por isso que os surfistas costumam se orientar pelo vento antes de cair no mar! Mesmo que não for um profissional, se você se dedica com regularidade ao surf pelos benefícios do esporte, você logo vai começar a sacar a relação entre o vento e a formação da onda.

A profundidade influencia na formação das ondas

Aí, depois da formação longe da praia, conforme se aproximam da costa, as ondas quebram devido à diminuição da profundidade. Em alto mar, não vemos as ondas porque a profundidade é grande o suficiente, evitando o atrito e a quebra da onda. Agora você já sabe, man: não é só o vento, mas a profundidade também impacta no tamanho e no tipo de onda. Aliás, é a profundidade que explica, por exemplo, aquelas ondas gigantescas em Nazaré, lá em Portugal, um dos picos mais famosos do surf de ondas grandes. O relevo marinho da região tem características especiais, com um canyon, uma espécie de desfiladeiro marinho, que é o mais profundo do litoral europeu. Não é por acaso que as ondas que quebram por lá são pura adrenalina, chegam a ser monstruosas com seus quase 30 metros e desafiam os melhores surfistas do mundo.

Bom, outra coisa a importante a saber sobre como se formam as ondas do mar é que elas podem quebrar de diferentes formas, o que vai depender do tipo de fundo do local. Daí vamos ter os diferentes tipos de onda, como as reef breaks, beach breaks, point breaks…tem uma infinidade, mas isso é assunto para outro post que você verá por aqui em breve. Por enquanto, irmão, o importante é matar sua curiosidade sobre o assunto e evitar que fique com cara de paisagem quando seu filho perguntar. Vamos manter a moral alta com aí…kkk

Voltar