Você já deve ter ouvido “você é o que você come”. Para a prática de esporte e para o bem-estar geral, essa frase vai além de um dito popular! É necessário ter uma alimentação saudável para você mandar bem na hora de pegar aquela onda perfeita, além de garantir a qualidade de vida e a sua saúde em dia para continuar na prancha por muitos anos!
Cuidado com o que você põe no prato. Aqui vão umas dicas para você ter uma alimentação nos trinques!
Às vezes, a gente quer passar um tempo a mais na cama e acaba pulando o café da manhã. Essa é a primeira coisa que não pode acontecer em uma alimentação saudável. Nada de se empolgar e cair no mar de barriga vazia!
Fazer todas as refeições é essencial para termos energia ao longo do dia. Por isso, priorize na sua rotina todas as refeições e reserve um horário para elas.
As proteínas são parceiras dos seus músculos! Elas irão recuperá-los depois de dropar várias ondas, por isso, precisam compor o seu café da manhã e o seu lanche pré-surf. Inclua no cardápio leite, ovo, carnes magras. Agora, se você é adepto da dieta vegetariana, sem problemas! Tem proteína em alimentos como ervilha, feijão, lentilha e grão-de-bico.
Se você sair do mar e bater aquela vontade de comer um salgadinho, já que você está cansado e é muito fácil abrir o pacote, pense que o grau de dificuldade de descascar uma banana também é zero.
Os alimentos ultraprocessados, como bolacha, salgadinho, refrigerante e macarrão instantâneo, apresentam alta quantidade de sal, açúcar, óleos e gorduras, além de possuir substâncias industriais e sintetizadas em laboratório.
Prefira tudo aquilo que a natureza nos oferece! Quer uma dica para você avaliar se cuidou bem da alimentação no dia? O que você fez mais? Desembalou ou descascou? Se anda desembalando demais tem algo errado. Sinal de alerta, cara!
Tem alimentos que são nossos verdadeiros companheiros na vida. Quando presentes na mesa, eles nos dão aquela resistência para viver vários anos com saúde e poder chegar a todos os destinos irados que temos vontade!
A soja e o peixe, por exemplo, auxiliam na redução do colesterol. A cebola, a castanha, a amêndoa, a noz e o alho dão aquela força para o sistema imunológico. A couve, o repolho e o brócolis previnem contra alguns tipos de câncer. Já os alimentos ricos em fibras, como a aveia e as frutas com casca, promovem a saciedade e auxiliam no controle corporal.
Fala aí: com esse reforço na mesa não vai ter onda gigante que vai assustar a gente!
Se alguém chegar na praia com aquele papo que está fazendo uma dieta que está melhorando a performance, não caia nessa! Consulte um profissional antes de fazer qualquer modificação na sua alimentação.
Anotou as dicas? Agora, é só manter a alimentação, abrir a bússola, descobrir para onde a seta aponta e viver seu lado Nômak na essência.